De todas as belas frases do discurso de posse de Barack Obama, estas são as palavras que me ficaram na cabeça: "Vocês estão do lado errado da história."
Falava dos regimes tirânicos do mundo. Mas nós também devemos refletir sobre essas palavras.
Nos últimos dias tenho ouvido muitas declarações de Ehud Barak, Tzipi Livni, Binyamin Netanyahu e Ehud Olmert. E cada vez que as ouço aquelas palavras voltam a me perseguir: "Vocês estão do lado errado da história!"
Obama falou como um homem do século XXI. Nossos líderes falam a linguagem do século XIX. São como os dinossauros, que antigamente espalhavam medo à sua volta, e nem percebem que seu tempo já passou.
Durante a emocionante cerimônia de posse, várias vezes falou-se do quadro multicolorido que é a família do novo presidente.
Todos os 43 presidentes antes de Obama foram brancos e protestantes, exceto John Kennedy, branco e católico. Deles, 38 eram descendentes de emigrados das ilhas britânicas. Dos outros cinco, três eram descendentes de holandeses (Theodor e Franklin D. Roosevelt e Martin van Buren) e dois, de alemães (Herbert Hoover e Dwight Eisenhower.)