tes estrangeiros. A produção de petróleo é menor do que era antes da invasão, os imensos custos da guerra enfraquecem a economia americana, o preço do petróleo aumenta continuamente. Nunca os Estados Unidos viveram um momento de mais baixo prestígio internacional e o público americano exige que seus soldados sejam levados de volta para casa.

Não há dúvida de que os interesses americanos poderiam ser muito mais eficazmente protegidos por meios diplomáticos, utilizando o poderio econômico dos Estados Unidos. Assim, poderiam ser poupados milhares de soldados americanos e dez vezes mais civis iraquianos, além de trilhões de dólares. Mas o ego problemático de George W. Bush, que encobre seu vazio e sua insegurança sob uma arrogância barulhenta, o levou a optar pela guerra. E sobre sua capacidade cerebral já há um consenso mundial mesmo antes do fim de seu mandato.

Durante 60 anos de existência o Estado de Israel lutou em seis grandes guerras e várias guerras "menores" (a Guerra de Atrito, Vinhas da Ira, as duas Intifadas e outras).

O confronto de 1948 foi uma guerra "sem alternativa" - se a intrusão de judeus na Palestina se justifica pelo fato de que não havia outra solução para o problema de sua existência. Mas o segundo round, a guerra de 1956, já foi um exemplo de uma visão inacreditavelmente limitada.

Os franceses, que iniciaram a guerra de 1956, estavam em crise de negação: não podiam admitir para si mesmos que na Argélia estivesse ocorrendo uma genuína guerra de libertação. Então se convenceram de que o líder egípcio, Gamai Abd-al-Nasser, era a raiz do problema. David Ben-Gurion e seus assessores (Shimon Peres, especialmente) queriam remover o "Tirano Egípcio" (como era chamado por todos em Israel) porque Nasser levantara a bandeira da União Árabe, a qual consideravam uma ameaça existencial para Israel. A Grã-Bretanha, a terceira parceira, ansiava por reviver as passadas glórias do império.

Os resultados da guerra negaram totalmente todos esses objetivos: a França foi expulsa da Argélia juntamente com mais de um milhão de

193